O Estágio de Montanhismo (Portugal) foi preparado para que, aqueles que já têm experiência neste tipo de actividades, possam, através de novos desafios, consolidar os seus conhecimentos ao mesmo tempo que adquirem novas competências para realizarem actividades cada vez mais ousadas em total autonomia.

Durante o estágio iremos percorrer o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés que reúne excelentes condições para desafiar os conhecimentos e limites de cada um. Ao longo do programa, serão abordados temas como planeamento, perigos de montanha, orientação, acampamento e alimentação, tudo num contexto prático e dinâmico, característico de uma actividade de travessia.

No decorrer da actividade o nosso monitor irá desempenhar tanto um papel de guia, como de orientador e transmissor de conhecimento, dando todo o apoio necessário aos participantes. Os estágios da Rokomondo Academy são a oportunidade ideal para ganhar experiência e adquirir novas competências.

Programa

1.° Dia

Chegada ao Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés, revisão e organização do equipamento. Entrega de azimutes e início da actividade rumo ao maciço central. Ao longo do dia haverá oportunidade de colocar em prática diversas competências. Acampamento em tenda e cozinha de montanha.

2.° Dia

O segundo dia começa com uma revisão ao perigos de montanha e aspectos a ter em conta no planeamento de uma actividade de montanhismo. Travessia em autonomia com destino a alguns dos locais mais emblemáticos do parque. Possibilidade de pernoita em abrigo de montanha ou bivaque.

3.° Dia

Chegamos ao último dia onde iremos partir em direcção ao ponto onde a nossa aventura começou. No meio de uma zona agreste e desafiante, iremos ter de escolher o melhor itinerário para chegarmos a “bom porto”. Haverá oportunidade para rever conceitos e partilhar saberes.

Inclui

Seguro de acidentes pessoais

Enquadramento técnico por formador

Certificado

Não Inclui

Transporte

Alojamento e Refeições

Outros não mencionados como incluídos

Outras Datas / Locais

Observações

Os locais dos estágios poderão sofrer alterações de forma a fazer face a factores externos como a meteorologia, e assim assegurar que os mesmos se realizam nas datas definidas.

Perguntas Frequentes

Este Estágio de Montanhismo realiza-se habitualmente no Parque Transfronteiriço GERÊS/XURÉS.

Existe também a possibilidade do mesmo se realizar no maciço Freita / Arada / São Macário ou na Serra da Estrela. Esta alternativa será apenas uma opção para fazer face a melhores previsões meteorológicas, ou a necessidades específicas da formação.

A melhor forma de chegar ao local do estágio é através de viatura própria, mesmo para assegurar as deslocações ao longo dos dias em que o programa decorre.

Todas as viagens até ao ponto de encontro do estágio, são da responsabilidade de cada participante. A Rokomondo Academy incentiva a partilha de transporte. Caso haja interesse nesta possibilidade, fala connosco para organizarmos a viagem entre todos os participantes.

Tratando-se de um estágio, é imperativo que os participantes tenham experiência na modalidade. Devem também ter uma boa condição física e o seu próprio equipamento.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida através do nosso e-mail.

Pressupõe-se que um participante de um dos estágios da Rokomondo Academy seja um praticante da modalidade. O ideal é ter realizado anteriormente um curso de montanhismo ou ter experiência equivalente.

Apesar de ser uma actividade de formação, o contexto em que a mesma se realiza é de partilha e aperfeiçoamento. Sendo o nível de experiência algo que pode ser subjectivo, em caso de dúvida é recomendado entrarem em contacto connosco por e-mail.

Este estágio é acessível a nível técnico e psicológico mas exigente a nível físico, sendo classificado nesta componente como médio/difícil (grau de dificuldade).

É importante ter uma boa condição física e estar à vontade em percorrer trilhos de montanha, por períodos que poderão chegar às 8 horas, com uma mochila de aproximadamente 10/12kg.

O número máximo de participantes para este estágio é 8. Procuramos assim garantir a unidade do grupo e uma melhor partilha de conhecimentos e experiências.

Salvo determinadas excepções, o estágio só será realizado com o número mínimo de participantes assegurado (4).

A inscrição é feita através do preenchimento do formulário disponível neste link (acessível também pelo botão INSCRIÇÃO presente no inicio da página), e do pagamento do valor do estágio.

Qualquer participante de um dos Estágios da Rokomondo Academy deve ter experiência e o seu próprio equipamento. Por esse motivo, o material necessário para participar no estágio é da responsabilidade de cada participante.

Será enviada atempadamente para todos os participantes, uma lista detalhada de todo o equipamento a levar.

Em caso de necessidade, e especialmente no que se refere a material mais técnico, temos equipamento disponível para alugar.

Visto tratar-te se uma formação onde o objectivo é promover o planeamento, logística e autonomia, todas as refeições e o alojamento são da responsabilidade de cada participante.

A alimentação deve ser pensada para uma típica actividade de montanha. Recomendamos que a partilha de refeições ou de equipamento como o fogão de montanha seja gerido entre participantes.

O alojamento deve ser assegurado por tendas, mesmo que durante a actividade surja a possibilidade de ficarmos num refúgio, abrigo de montanha ou bivaque. A gestão das tendas pode também ser partilhada.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida através do nosso e-mail.

O valor do Estágio de Montanhismo realizado em Portugal tem um custo de  210€ e inclui seguro e enquadramento técnico por formador, incluindo as suas despesas.

O pagamento pode ser feito no momento da inscrição para os dados fornecidos no formulário.

Caso seja necessário, poderá ser providenciado outro modo de pagamento. Se houver alguma dúvida poderão sempre entrar em contacto connosco por e-mail.

“We cannot hold a torch to light another’s path without brightening our own.”

Ben Sweetland

Outras Formações

  • Curso de Via Ferrata N2

    Objectivo: Aprender as técnicas para progredir numa Via Ferrata até ao grau K6

    Abril e Setembro

    Picos da Europa

  • Estágio de Montanhismo

    Objectivo: Consolidar os conhecimentos necessários para praticar montanhismo

    Setembro

    Espanha

  • Estágio de Escalada Clássica

    Objectivo: Consolidar os conhecimentos para a prática de escalada clássica

    Novembro

    Espanha

  • Curso de Escalada Desportiva

    Objectivo: Aprender os princípios básicos da escalada na vertente desportiva

    Março e Julho

    Valongo e Senhora do Salto