Compromisso, disciplina, consistência, resiliência, sacrifício. Atitudes que valorizamos e que distinguem todos aqueles que pelas suas mãos tentam criar um mundo melhor para as gerações futuras. Na Rokomondo medimos o sucesso não apenas pelo conhecimento ou pela proficiência em executar diferentes técnicas, mas pela forma como um líder conduz outros ao seu próprio sucesso.
Mais do que ser o melhor, dar o teu melhor para ajudar outros a alcançaram também as suas “montanhas” e vencerem os seus desafios, isto é o que te propomos atingir.
“There is no passion to be found playing small – in settling for a life that is less than the one you are capable of living.”
―
Alpine Training Program
O curso de Aspirante a Guia foi desenvolvido para prover formação em todas as competências no âmbito da Escalada, Montanhismo, Via Ferrata e Canyoning. Através do treino, aquisição de conhecimentos, domínio de técnicas e soft skills, este programa procura colocar os fundamentos para formar guias e líderes em actividades de montanha que procuram a excelência naquilo que fazem, e nas palavras de Mark Twight — “…to make yourself as indestructible as possible.” — Extreme Alpinism: Climbing Light, Fast and High.

ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura curricular do Curso de Aspirante a Guia é composta por dois períodos complementares de um ano (nível 1 e 2), sendo estes divididos em dois semestres cada um. Ambos os níveis são constituídos por três componentes: formação geral, formação específica e formação prática (com estágio), abrangendo todas as modalidades de Canyoning, Escalada, Montanhismo e Via Ferrata.
O primeiro nível está dividido num período de 6 meses de formação + 6 meses de prática em modo de tutoria cujo foco principal são as componentes de formação geral e específica. O segundo nível, dividido também num período de formação de 6 meses + 6 meses de prática em modo de tutoria, tem o seu foco nas componentes de formação específica e formação prática (estágio).
O candidato só completa o curso de Aspirante a Guia quando obtiver aproveitamento em ambos os níveis/anos. A avaliação é realizada em todos os parâmetros do conteúdo formativo, sendo os critérios de avaliação agrupados por diferentes domínios, e.g. aquisição de conhecimentos, domínios de técnicas, desempenho em cada modalidade, entre outras. Caso um formando reprove num dos diferentes parâmetros das três componentes do curso, deve obrigatoriamente haver um novo momento de avaliação com a possibilidade de contemplar dias extra de formação para consolidar as competências e melhorar a nota.
Nota: Em ambos os períodos de formação de 6 meses em modo de tutoria, deve o candidato manter um registo de todas as actividades realizadas nesse período incluindo: nome da via/trilho/canyoning, grau de dificuldade, local e data.
Os conteúdos de cada período de formação organizam-se por Unidades de Formação com a seguinte carga horária:
Requisitos de Admissão
O curso de Aspirante a Guia é aberto a todos os que desejam ser proficientes em Escalada, Montanhismo, Via Ferrata e Canyoning que, cumulativamente preencham os seguintes requisitos:
- Idade mínima obrigatória (18 anos)
- Escolaridade mínima obrigatória
- Realizar com sucesso a prova de acesso ao curso
- Ter uma boa condição física e apresentar um atestado médico para a prática desportiva
- Preencher e enviar ficha de inscrição e documentos solicitados
- Ter experiência em escalada desportiva (5°+), canyoning, Via Ferrata e montanhismo
- Apresentar uma lista (curriculum) de actividades já realizadas que contenha:
— Escalada [20] — Montanhismo [15] — Via Ferrata [5] — Canyoning [10]
Condições / Informações
Formadores

Pedro Soares
GUIA | INSTRUTOR

Cristina Dias
PSICÓLOGA

Bruno Pereira
PROFESSOR

Francisco Moreira
NUTRICIONISTA

Rafaela Oliveira
COORDENADORA

Marcos do Vale
INSTRUTOR
Formulário de Inscrição
“Unless you try to do something beyond what you have already mastered, you will never grow.”
Outras Formações