Montanhismo
Fundamentos e Técnicas
O montanhismo, seja numa simples caminhada, uma marcha de aproximação mais técnica ou numa ascensão, está presente em tudo o que fazemos. É daquelas coisas que não à como contornar. Por esse motivo e independentemente dos teus objectivos, se vais para a montanha, este é um tema que requer a tua atenção.
No Módulo 3 iremos abordar temas específicos do montanhismo e que complementam tópicos abordados nos módulos 1 e 2. Desta forma pretendemos que tenhas os recursos e conhecimento básico para que, seja numa actividade de 1 fim-de-semana ou numa aventura mais prolongada, estejas capaz de planear, desfrutar e regressar em segurança, trazendo apenas boas memórias e fotografias.

“IT’S NOT THE MOUNTAIN WE CONQUER, BUT OURSELVES.” — SIR EDMUND HILLARY



Equipamento
Manteres-te em segurança na montanha, requer à parte de conhecimento e aptidão física, equipamento adequado consoante o desafio a que te propões. Mas o equipamento para a prática de montanhismo é tão vasto que muitas vezes torna-se confuso escolher aquele que seria o mais indicado para as nossas necessidades. Diferentes montanhas, altitudes e condições condicionam a escolha, e mesmo quando temos tudo planeado ao milímetro, podem surgir (se é que não surgem sempre) imprevistos para os quais temos de estar preparados.
Facilitar no momento de escolher o equipamento “certo”, pode ser um erro que iremos pagar bastante caro. Esse é mais um motivo para darmos a devida atenção e importância às escolhas que fazemos e ao equipamento que usamos. Além de nos ajudar a desfrutar melhor das montanhas, em última instância ele existe para a nossa segurança e bem-estar.
Ao abordarmos o equipamento de montanha vamos falar sobre aquele que consideramos essencial para actividades em Média Montanha. Isto porque acreditamos que a maioria das pessoas reúne condições para viver aventuras neste meio com um bom nível de segurança. A Alta Montanha, cujo limite que o define depende de vários factores como a altitude e a latitude, é um domínio à parte que requer experiência, preparação específica e técnicas de progressão de forma a enfrentar os elementos que constantemente estão “contra” nós.
Não obstante, chamamos a atenção que a Média Montanha apresenta igualmente muitos riscos, os quais não devemos ignorar. Também não nos devemos esquecer que a maior parte dos acidentes dá-se por erro humano, sendo a falta de preparação e planeamento um dos grandes factores para tais acidentes acontecerem.
NOTA: Todo o equipamento deve ser bem cuidado e sujeito a uma inspecção periódica de forma a garantir o seu correcto funcionamento e por conseguinte, a nossa própria segurança.

Perigos de Montanha
As montanhas sempre exerceram um fascínio para todos aqueles que contemplaram os seus majestosos picos, íngremes arestas e trilhos a perder de vista. Fonte de inspiração para alguns dos maiores feitos alcançados pelo Homem, são hoje e cada vez mais um local para quem procura paz, realização pessoal, desafiar os seus próprios limites e claro, adrenalina. Mas desfrutar deste ambiente que tantas vezes se mostra inóspito e perigoso, requer preparação, conhecimentos, equipamento adequado e acima de tudo bom senso.
Por esse motivo, deves dar especial atenção ao tema dos Perigos de Montanha, pois é aqui que abordamos os diferentes tipos de riscos que vais encontrar na montanha e como lidar com eles.
Defendemos que todos podem desfrutar de uma forma ou de outra da beleza e desafios presentes nas actividades de montanha. Mas para o fazeres de forma prazerosa e segura tens de compreender um meio, que como normalmente referimos, tem tanto de belo como de imprevisível. Saber identificar e prevenir esses aspectos são a chave para o sucesso das tuas aventuras.
Relativamente aos perigos propriamente ditos, podemos agrupá-los em duas categorias, os subjectivos e os objectivos. Abaixo podes encontrar uma descrição dos mais comuns, para com maior facilidade os prevenires e na medida do possível evitares.

Planeamento
A capacidade de planear uma actividade ao detalhe, considerando de forma realista aspectos como os objectivos a que nos propomos, a nossa capacidade física e técnica, equipamento adequado, identificação de riscos, entre outros, é a forma mais segura de prevenir acidentes em montanha.
O planeamento de qualquer actividade, seja ela nas “redondezas” ou numa expedição às mais altas montanhas, implica dedicação, disciplina, método e trabalho. Mas é a atenção dada a este ponto que vai contribuir para a segurança de todos os envolvidos. É também a forma mais eficaz de simplificar a nossa “estadia” nas montanhas, seja para não levar “tralha” a mais, seja para que não falte nada. Abaixo podes descobrir alguns dos aspectos a ter em conta, aqueles que consideramos mais essenciais.
Os princípios abordados neste tópico aplicam-se a qualquer actividade de montanha, seja de escalada, alpinismo ou outra.

Nós
Os nós é um dos temas que abordamos na Rokomondo Academy que é transversal a qualquer módulo, seja pela sua importância, seja pela sua aplicação generalizada em diferentes áreas. É um tema “simples” mas extenso e que muitas vezes falha pela falta da devida atenção que lhe deve ser dado. Diferentes formas de executá-los e diferentes nomes pelos quais são conhecidos, contribuem também para criar alguma confusão à volta de alguns nós.
No montanhismo, o número de nós que devemos saber é normalmente inferior quando comparamos com a escalada e o canyoning. Os nós que podes aprender aqui estão também integrados no Módulo 1. Deves dominar cada um deles ao ponto de os conseguires fazer e utilizar nas mais adversas situações.
NOTA: Todos os nós devem ser ajustados depois de realizados e duplamente verificados em relação à sua perfeita execução. Não te esqueças, qualquer nó vai retirar resistência à corda pelo que estes detalhes são muito importantes.